Uma pessoa bastante querida me pediu pra escrever o que eu acho sobre “certeza”.
Eu acho que é muita pretensão dar um parecer sobre uma única palavra! As palavras possuem muitos significados e ocasiões para serem aplicadas. Cada ocasião e circunstância fazem uma palavra ser diferente! Mas tentarei falar disso da forma mais crua possível uma vez que o pedido foi feito, afinal, não me lembro até hoje de ter negado um tema para alguém que pediu. Então vamos lá!
Certezas.
Até pouco tempo atrás eu era uma pessoa cheia de certezas.
Acreditava que ter a certeza de um acontecimento faria a diferença em minhas decisões e de como eu levaria tudo para frente, mas a verdade é que as incertezas se tornaram bem mais palpáveis na minha existência!
Fiz catequese na certeza da existência de um Deus. Mas eu estava certo demais e fazia perguntas das quais ninguém sabia como responder.
Depois de um tempo eu tinha certeza que viraria arquiteto. Desisti quando descobri que arquitetura envolvia cálculos demais.
Aí veio a primeira namorada e a certeza de que tudo ia ser lindo. Não foi.
Tive a certeza que nunca me recuperaria do término. Achei que morreria da forma mais poética do mundo, mas não morri.
Tive a certeza de que eu seria um rapaz romântico para sempre e, com isso, coloquei por água abaixo as certezas de outras pessoas e suas expectativas com minha pessoa. Estraçalhei certezas como fizeram com as minhas, e tive a certeza de que eu estava certo. Mais uma vez a incerteza apareceu.
Não tenho certeza se eu estava errado, mas não tenho certeza se eu estava certo.
Talvez eu nem tenha certeza se as feridas foram tão grandes.
Nem tenho certeza se o ódio vai ser eterno.
Eu tinha certeza, meses atrás, que minha rotina mudaria no fim do ano passado…
Não mudou.
Caso você seja uma pessoa cheia de certezas, vou deixar algo para você refletir.
As certezas te traem.
Além do mais, ter certeza de algo é negar as possibilidades diferentes que a vida lhe traz. Como por exemplo: Ter certeza de que um casamento dará certo para sempre é negar o desconhecido no metrô que poderia te fazer bem mais feliz do que a pessoa que você diz que ama. Ter a certeza de um Deus é negar as possibilidades de aproveitar a vida com o simples medo de ir para o inferno. Por outro lado, ter certeza que um Deus não existe pode fazer você ir para o inferno!
Não tenha certezas. Tenha vontades. Faça o que tiver vontade no momento em que estiver vivendo. Ter certeza de algo pode te obrigar a viver aquilo para todo sempre.
Se eu seguisse a certeza de ser arquiteto, como poderia me descobrir muito melhor escritor? E eu nem tenho certeza se sou bom escritor, mas é o que eu tenho vontade de fazer agora. De repente sou melhor faturista do que escritor. Melhor pintor do que faturista. Melhor canceriano do que pintor. Melhor mendigo do que canceriano… Vai saber… Não sei.
E não tenha certeza de que isso que escrevo está certo.
Eu mesmo não tenho certeza de nada.
Não carrego nem mesmo a certeza de que um dia eu vou morrer.
Ósculos e Amplexos.
(Esse texto foi escrito para a doce Danielle Martins, que me questionou sobre isso).
Uma das maiores certezas que tenho foi q fui muito feliz quando não tinha certeza de nada…
Boa reflexão acerca desta palavra: certeza. Vivemos hoje num mundo de incertezas, mas muitas vezes somos traídos por nossas próprias certezas. A vida é assim: vivendo e aprendendo.