Parabéns, Renato.


 

Hoje um dos maiores poetas brasileiros completaria 53 anos de idade.

Imagem

Renato Russo morreu em 1996 por infecção urinária entre outras conseqüências causadas pelo vírus do HIV.
Não é preciso pesquisar a fundo pra saber que todo fã da Legião Urbana é chato, assim como eu! Ou você ama, ou você odeia essa banda. Mas uma coisa é inegável: a comunicação que ainda se mantém atual entre o poeta, Renato, e aqueles que ouvem e cantam suas letras.

Renato Russo participou durante um bom tempo de minha infância/adolescência. Lembro-me de passar horas a fio tentando entender tudo o que esse carinha tentava dizer. Letras afiadas, poéticas, ácidas e verdadeiras. Eu tentava entender. E ele escrevia para os jovens, para aquela molecada inconformada que brigava com os pais e com o povo que queria ser Punk. Não tinha como não se identificar com o que ele escrevia.
Mas apenas quando amadureci, foi que consegui entender o que ele queria passar.

Renato não era um santo, não era o maior poeta da música brasileira. Temos Raul Seixas e Chico Buarque pra brigar por isso! Mas numa coisa, eu tenho certeza que ele era maior que qualquer um! Ele era verdadeiramente apaixonado e sentia-se responsável pelas mensagens que passava.

Nisso não tenho dúvidas.

Existem pessoas que detestam Renato pela forma em que ele é santificado. Eu também não gosto disso. Da forma que dizem sobre ele ser um messias. Não. Longe disso. Ele era alcoólatra e drogado pra cacete. Ele era hipócrita quando dizia em shows “As drogas fazem vocês virarem seus pais”. Ele era um grande calhorda seguidor da frase “façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço!”. É verdade. Tenho que admitir.

Mas ele tinha a paixão que ninguém tinha. Escrevia de forma sublime, afinal, alguém pode me explicar como uma banda que toca tão mal (como muitos dizem) se tornou a principal banda brasileira depois de Mutantes?

Espero que venham mais poetas e músicos tão bons como ele. Sem mencioná-lo como ser humano. Pois ele era falho, sim. Muito! Mas ele se estragava. Não estragava aos outros. Ao contrário! Boa parte do que minha pessoa é hoje, se formou ouvindo Legião Urbana. Hoje sou artista e sonho com coisas melhores.

Parabéns, Renato Russo!

Urbana Legio Omnia Vincit

Anúncios

2 comentários em “Parabéns, Renato.

  1. Você escreveu um texto sobre os 53 anos que estaria fazendo Renato Russo, se estivesse vivo, mas colocou uma foto do ator Bruce Gomlevsky pra ilustrar? Porque?
    Mais atenção quando for criar um post!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s