Existem alguns empecilhos na vida de quem quer ser escritor, e estes não são poucos.
Agora, na reta final do curso que freqüento, estamos em uma matéria que chamo de “Se passar daqui, tudo bem!”. Isso porque é a parte onde descobrimos o mundo editorial e como ele funciona. E realmente, para a maioria, é um banho de água fria; ainda bem que estou protegido contra esse mal e tenho noção das minhas limitações e até onde posso brigar para furar este sistema, mas a questão é que nada é fácil… Ainda mais nesse ramo.
Não existe, de verdade, um curso especifico para quem quer ser escritor, e isso é uma grande desvantagem. Claro que dependemos bem mais dos talentos, mas um auxilio é sempre bem vindo. Temos formação pra quem quer Artes Plásticas, Cinema, Radio e TV… Mas pra escritores, não.
Ainda assim dá pra batalhar, mas é preciso bastante sangue frio e ter noção que a coisa demora a vingar, a não ser, claro, que tenha bons contatos.
Como essa não é a realidade da maioria, acho eu que é válido a idéia de se bancar no início. Estudar até onde puder, ler bastante, escrever bastante e ir a luta nem que seja com manuscritos e sair distribuindo por aí… Tá, manuscritos é exagero, mas há muitas formas de, ao menos, espelhar a sua arte por aí.
A coisa é não desanimar.
Não existe um curso específico para escritores pois isso estragaria tudo! Pessoas que escrevem como você não podem ser encontradas a cada esquina que passamos. Esse é o diferencial! Para escrever é preciso muito mais que um curso e você sabe o quanto está acima disso!
Dá-lhe, Charrinho!
Beijos
Tem um curso que faz vc ler um monte de livros… lá na Rua Taquari 🙂 Quer fazer?
Essas coisas de editoras desanima mesmo, mas vc vai escrevendo…escrevendo… ninguém dá muito crédito…, até que um dia sai um daqueles best sellers, e vão te descobrir…. não desanima, torço por vc!
bjus